Alunos do bairro Guadalupe, na zona rural de Caçapava (SP), ficaram mais de uma semana sem ir para escola por falta de transporte escolar. O problema acontece porque o veículo não consegue buscar os alunos por conta às más condições da única via de acesso ao bairro. As 142 crianças só voltaram a ir para escola nesta quinta-feira (10), mas sem a manutenção da estrada, as mães temem que o problema volte a acontecer .
A estrada Borda Mata, que leva ao bairro, é de terra e por causa das chuvas está com muito barro desde o último dia 29, segundo os moradores. Eles cobram uma providência da prefeitura.
A dona de casa Sebastiana de Oliveira disse que o ônibus foi buscar as crianças nessa quinta-feira, mas que o problema ainda não foi resolvido. “O motorista disse que se chover agora a tarde não sabe nem como vai trazer as crianças de volta. A estrada está afundando. A prefeitura precisa resolver o problema”, reclamou.Ela conta também que a filha de 11 anos está preocupada com o conteúdo que perdeu e que pode perder nos próximos dias, caso o ônibus não consiga acessar o bairro novamente. “Ela é muito estudiosa, não perde um dia de aula e agora está sendo forçada a não ir por causa da estrada”, contou.
A aposentada Mirian Gonçalves, mãe de dois filhos, de 5 e 11 anos, reclama que enquanto a prefeitura não resolve o problema, os filhos dela estão sendo prejudicados.
“Eles vieram hoje, mas amanhã já informaram que não vão vir. Como as crianças vão recuperar duas semanas de conhecimento perdido? A estrada é de terra e está bem ruim”, relatou
Ela contou que liga diariamente para a prefeitura para saber se o ônibus vai passar para que eça possa arrumar as crianças para irem à aula. “Eles [na prefeitura] dizem que não tem condição. A prefeitura jogou umas pedras nas laterais na estrada, mas não adiantou muito”, reclamou.
Outro lado
Por meio de nota, a Prefeitura de Caçapava afirmou que faz constantes manutenção na Estrada Borda da Mata. A informação é que, por causa da chuva, o trabalho foi intensificado.
“O problema é que a recuperação é feita por servidores da secretaria de obras e serviços municipais de dia e os trabalhos são prejudicados devido às chuvas que caem à noite”, diz trecho da nota.
Sobre o transporte escolar, a prefeitura disse que foi recuperado o trecho mais crítico da estrada e o transporte escolar voltou a funcionar nesta quinta.