Antes, às 12h20min, os presidentes das doze agremiações se reunirão com a diretoria da Liga Independente das Escolas de Samba (Liesa), na sede da entidade, para fazer o sorteio que definirá a ordem de abertura dos envelopes, quesito por quesito. O último quesito a ter as suas notas anunciadas será o primeiro usado para o avaliar o desempate das agremiações com a mesma pontuação; persistindo a igualdade, o desempate será feito no quesito anterior e, assim, sucessivamente.
As arquibancadas populares dos Setores 12 e 13, na Praça da Apoteose, onde é montado o palco da apuração, estarão liberadas ao público. O acesso à pista só será permitido aos credenciados. Ao final da cerimônia, os presidentes das seis primeiras escolas colocadas serão convidados a subir no palco para receber os troféus em nome de suas agremiações.
As seis primeiras classificadas retornarão ao Sambódromo no próximo sábado (13), para o desfile das campeãs. A última colocada será rebaixada e desfilará no Grupo de Acesso Série A, da Liga Independente das Escolas do Rio de Janeiro (Lierj), no Carnaval de 2017. As escolas da Série A se apresentam na sexta-feira e sábado de carnaval.