Cain Velasquez está fora do confronto com Fabricio Werdum pelo cinturão do peso pesado, no UFC 196, em 6 de fevereiro, no MGM Grand Garden, em Las Vegas. O ex-campeão sofreu lesão no nervo ciático durante o camp de preparação e foi vetado para a revanche contra o brasileiro. Com o corte do americano de raízes mexicanas, a organização já anunciou novo desafiante para o ‘Vai Cavalo’: Stipe Miocic.
As lesões são constantes na carreira de Cain Velasquez. Antes de perder o cinturão linear para Fabricio Werdum, em junho de 2015, diante dos fãs no México, o lutador da equipe AKA ficou inativo por quase dois anos. O californiano se tornou campeão dos pesados em outubro de 2010, ao bater Brock Lesnar por nocaute técnico. No entanto, deu adeus ao título logo na primeira defesa, contra Junior ‘Cigano’ dos Santos.
Em dezembro de 2012, Cain Velasquez voltou ao reinado da categoria ao destronar o algoz brasileiro, em atuação dominante. Em seguida, defendeu o título com sucesso contra Antônio Pezão. Ele voltou a enfrentar Cigano em trilogia valendo o cinturão, dez meses depois, e venceu novamente, por nocaute técnico. Parceiro de treinos de Luke Rockhold e Daniel Cormier, campeões dos médios e dos meio-pesados do UFC, Velasquez soma 13 triunfos e duas derrotas na carreira.
Werdum x Miocic
Stipe Miocic já tinha o title shot assegurado desde a vitória sobre Andrei Arlovski, no início deste mês, e aguardava o resultado do duelo entre Werdum e Velasquez para disputar o cinturão. O norte-americano de origem croata, atual segundo colocado do ranking dos pesados, soma 14 triunfos e dois reveses no cartel. Nos últimos seis combates, ele perdeu apenas uma vez – contra Junior Cigano, em dezembro de 2014, por pontos.
Fabricio Werdum conquistou, primeiramente, o cinturão interino dos pesados, com nocaute sobre Mark Hunt, na primeira edição do UFC no México. O neozelandês foi convocado às vésperas do evento para substituir Cain Velasquez, cortado por lesão no joelho. O gaúcho, que defenderá o título linear pela primeira vez, soma 20 vitórias em 25 lutas profissionais.