Começam nesta sexta-feira (15) as inscrições para o Sistema Municipal de Bolsas de Estudo (Simube) de Taubaté.
Podem participar da seleção estudantes de cursos técnicos-profissionalizantes de nível médio e curso de graduação. O candidato pode se inscrever até 29 de janeiro.
Para participar do processo, o aluno precisa preencher e imprimir a ficha de inscrição, que será disponibilizada no site da prefeitura. Depois, deve juntar a documentação necessária apresentada no edital do processo e comparecer a instituição de ensino escolhida.
As bolsas de estudo são oferecidas para pessoas que tenham morado em Taubaté e que ainda não possuam outros tipos de benefícios semelhantes. Na classificação, são levados em conta os aspectos socioeconômicos dos candidatos.
A Universidade de Taubaté, temendo o aumento da inadimplência com as novas restrições do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), busca alternativas para não ter a dívida ampliada. Entre elas está a ampliação do valor repassado pela prefeitura através do Simube. Apesar disso, a Prefeitura de Taubaté informou que o repasse para a instituição será de R$ 3 milhões em 2016, quase 7% a menos que no ano anterior.
Modalidades de bolsas
A bolsa é destinada aos alunos classificados entre os maiores índices de carência, recebendo uma bolsa de estudos nos valores entre 25% a 100% da mensalidade, não sendo obrigatória a restituição ao fundo.
Na modalidade financiamento, o bolsista firmará contrato afirmando o compromisso de restituição ao Fundo Municipal de Bolsas de Estudo dos valores após o término do curso, podendo chegar a 100% de financiamento.
Os funcionários podem utilizar a bolsa servidor com 50% do benefício, desde que tenham passado pelo estágio probatório.
A pessoa com deficiência poderá participar desde que comprove sua deficiência através de laudo atualizado emitido por profissional habilitado, ficando o bolsista dispensado do
ressarcimento.