Com o avanço da epidemia de dengue,Taubaté (SP) contabiliza quase mil casos da doença neste ano e segue entre as cinco cidades com o maior número de vítimas no Vale do Paraíba. Ao todo, são 982 casos confirmados, segundo a Secretaria de Saúde.
No muncípio, foram registradas 1.694 notificações e uma morte confirmada pela doença. Do total, 690 casos foram descartados após investigação com a realização de exames e 22 ainda aguardam os resultados.
No ano passado, Taubaté registrou recorde histórico no número de vítimas da doença, com mais de 9 mil casos confirmados. Até abril daquele ano, a cidade já havia ultrapassado os mil casos.
Ações
Diante do avanço da epidemia, a prefeitura tem feito ações para eliminar os criadouros do mosquito e ações de conscientização. A administração também afirmou que está comprando um novo equipamento de termonebulização, que possibilita cobrir áreas grandes como parques, margens de córregos, estradas e taludes de rodovias e ferrovias, para combate à dengue.
Região
Além de Taubaté, São José dos Campos também enfrenta epidemia da doença e lidera o número de casos na região, com 2.704 vítimas confirmadas desde janeiro. Em seguida, aparecem Caraguatatuba e São Sebastião, no litoral norte, que contabilizam 2.592 e 1.163 casos confirmados, respectivamente. Em Lorena, são 732 casos confirmados.
Em toda região, cinco pessoas morreram após contrair a doença. Além de uma morte registrada em Taubaté, outras quatro foram registradas em São José e Caraguá. Em Jacareí, um óbito suspeito pela doença está sendo investigado.