A câmera do COI (Centro de Operações Integradas) da secretaria de defesa e mobilidade urbana do Município de Caçapava flagrou na madrugada de sábado, 1, às 5h45, uma ação de desrespeito às normas de trânsito praticada por um motorista de Caçapava na Praça da Bandeira, no centro da cidade. As imagens mostram, entre outros atos infracionais, o motorista obstruindo o trânsito e deixando seu veículo Corsa com as portas abertas atravessado na rua.
O infrator saiu do veículo e tirou várias fotos do carro pelo lado de fora. Logo em seguida, ele estacionou de maneira irregular sobre as vagas reservadas para motos e urinou na via pública. Depois estacionou sobre a calçada da praça e voltou a tirar fotos. A PM foi acionada pelo COI, mas, quando chegou à Praça da Bandeira o indivíduo já tinha ido embora. Como não houve vítimas, a PM não fez Boletim de Ocorrência.
Com base no registro da câmera, o secretário da pasta, Wilson Greppi, determinou procedimentos para a identificação do veículo e do motorista, o que foi feito com sucesso ainda na manhã de sábado e que, na manhã de segunda-feira, 3, que fossem aplicadas as multas de infração de trânsito. Greppi determinou, ainda, que a gravação da ocorrência e os registros infracionais fossem remetidos à delegacia da Polícia Civil para avaliação de possíveis delitos.
Segundo Greppi, flagrantes desse tipo são comuns na varredura realizada 24 horas por dia pelas 14 câmeras espalhadas por pontos estratégicos de Caçapava. Ele disse que o COI possui farta documentação sobre tentativas de furto, tentativas de roubo de veículos, atos de vandalismo contra veículos, tentativa de suicídio, agressões, adolescentes salvos de situações de alto risco, acidentes com ônibus urbano, motos e automóveis, uso e comercialização de drogas em vários pontos, uso indevido de viaturas oficiais e desvio de material de propriedade pública.
Da mesma forma, são comuns prestação de socorro a pessoas, registro de mulheres importunadas por malandros e furto de material de sinalização de trânsito. Essas ocorrências são encaminhadas imediatamente à Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia do Exército (quando envolvem militares), Corpo de Bombeiros, Guarda Civil Municipal ou Defesa Civil. O objetivo é possibilitar que as providências cabíveis sejam tomadas. “As câmeras do COI são auxiliares de muita importância para a segurança do cidadão”, afirma Greppi. Segundo ele, essa segurança será aumentada com a vinda das câmeras da RMVale (Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte) “já em fase de instalação”, disse.
Agradecimentos – No final de outubro, Diana dos Santos Silva, moradora de Caçapava, agradeceu publicamente o trabalho do COI (Centro de Operações Integradas) pela colaboração prestada na resolução de dois casos envolvendo segurança pública. Ela esteve no gabinete para agradecer pessoalmente ao prefeito Henrique Rinco (PSDB). “Graças ao uso das imagens do COI consegui solucionar os meus problemas e recuperar dois patrimônios da família”, disse Diana.