Gabriel Medina pode ter a oportunidade de comemorar o título do Circuito Mundial de Surfe 2014 em bom português. Com os resultados do WCT de Hossegor, na França, incluindo a eliminação do rival direto Kelly Slater nas quartas de final, o paulista pode se tornar o primeiro brasileiro campeão mundial já na próxima etapa (a penúltima da temporada), disputada em Portugal, de 12 a 23 de outubro.
– Ficou mais difícil, ainda mais que eu não consegui nenhuma vitória esse ano. As coisas simplesmente não estão acontecendo para mim. Foi mais uma oportunidade perdida, mas ainda estou na briga do título, então vamos ver o que vai acontecer em Portugal – afirmou Slater.
Para ser campeão mundial sem depender de outros resultados, Medina precisa vencer a etapa de Portugal pela primeira vez na carreira. O brasileiro já conquistou um vice-campeonato em Supertubos em uma polêmica decisão contra Julian Wilson, em 2012.
A sensação do surfe mundial pode ser campeão antecipado até se for eliminado na quinta rodada, em uma combinação de resultados que envolveria Kelly Slater, Mick Fanning, Joel Parkinson e John John Florence. Se Gabriel Medina perder logo na segunda ou na terceira fase, a definição do título automaticamente ficará para o Pipe Masters, a última etapa, no Havaí.
– Sei que a vitória (na França) me coloca na briga, mas o Gabriel (Medina) está tão à frente que teria que acontecer algumas coisas muito estranhas para ele não ser o campeão deste ano – analisou John John Florence.